Em 26 de novembro de 2024, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) divulgou a Instrução Normativa (“IN”) RFB nº 2235/2024, que trouxe esclarecimentos sobre os benefícios fiscais relacionados à emissão de debêntures. Com isso, houve a alteração da Instrução Normativa RFB nº 1.700, de 14 de março de 2017, atualizando o tema relacionado aos benefícios…
Monthly Archives: novembro 2024
Receita Federal publica orientação sobre tributação de reembolso de despesas a empresas no exterior
A Receita Federal publicou, no dia 22 de novembro de 2024, a Solução de Consulta Cosit nº 283, que esclarece aspectos importantes da tributação sobre reembolsos de despesas relacionados a contratos de prestação de serviços por empresas estrangeiras. O ato normativo traz orientações acerca do posicionamento da Receita Federal sobre a tributação do IRRF e…
STJ decide que incide Confins no valor pago por plano de saúde para estabelecimento credenciado
Os ministros da Corte Superior decidiram, por unanimidade, que os valores pagos pelas operadoras de planos de saúde a prestadores de serviços credenciados, como hospitais e médicos, devem ser considerados na base de cálculo da Cofins, para o período anterior a 2001. Após essa data, o artigo 3º, parágrafo 9º, da Lei 9.718/98, passou a…
Comissão da Câmara aprova redução da taxa para transporte rodoviário de carga perigosa
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que pode trazer redução da carga tributária para empresas que transportam cargas perigosas, como combustíveis e materiais radioativos. O Projeto de Lei 2924/23 propõe reduzir a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). A proposta altera a Lei nº 6.938/81 para estabelecer…
25.11 a 29.11 | Atualizações Tributárias
Comissão da Câmara aprova redução da taxa para transporte rodoviário de carga perigosa A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que pode trazer redução da carga tributária para empresas que transportam cargas perigosas, como combustíveis e materiais radioativos. O Projeto de Lei 2924/23 propõe reduzir a Taxa de Controle…
STF conclui julgamento sobre a compensação de precatórios com débitos da administração pública
O Supremo Tribunal Federal, em 26 de novembro de 2024, concluiu o julgamento do Recurso Extraordinário n.º 678.360/RS (Tema 558), que discute a “Compensação de precatórios com débitos líquidos e certos, inscritos ou não em dívida ativa e constituídos contra o credor original pela Fazenda Pública devedora.” Os ministros analisaram a constitucionalidade dos §§ 9º…
Desfechos e pautas dos principais julgamentos tributários nos Tribunais Superiores
DESFECHO DA PAUTA DE JULGAMENTOS DA SEMANA DE 18.11 a 22.11 Supremo Tribunal Federal Plenário Virtual ADI 7341 – Percentual de honorários em parcelamento tributário A Corte, por unanimidade, julgou procedente a ADI 7341, para declarar a inconstitucionalidade do art. 8º, caput e incisos I, II e III, da Lei n. 9.167/2023 do Estado de…
STJ entende que as distribuidoras de combustíveis não podem discutir ICMS-ST em juízo
A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as distribuidoras, na condição de substituídas tributárias, não possuem legitimidade ativa para discutir judicialmente o ICMS-ST incidente sobre a venda de combustíveis. Nessa hipótese, o imposto é recolhido pelas refinarias, que atuam como substitutas tributárias e, para o STJ, seriam as únicas que poderiam…
Plenário do STF irá definir sobre a devolução de valores da “tese do século” na conta de luz
Entre os dias 22 e 29 de novembro, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 7.324, na qual se discute se os valores decorrentes da chamada “tese do século” (fixada pelo STF no Tema 69) recebidos pelas distribuidoras de energia elétrica devem ou não…
STF valida uso de créditos de precatórios para quitar dívidas de ICMS
O Supremo Tribunal Federal declarou constitucional o uso de créditos de precatórios para o pagamento de dívidas de ICMS, uma medida que amplia as possibilidades para as empresas gerenciarem melhor seu fluxo de caixa. A decisão foi tomada após análise de uma lei do Amazonas, mas outros oito estados possuem ou já adotaram legislações semelhantes.…